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Estressado? Como você tem se sentido ultimamente?

Fica sempre uma pergunta no ar para nós profissionais que trabalhamos com saúde mental: por que de um modo geral as pessoas se preocupam tanto com a saúde do coração, do sistema digestivo, com dores nas pernas, mas não se atentam para a saúde da mente?

Se eu te perguntar: como anda sua mente? Seu emocional? Você tem cuidado do seu emocional? Você tem cuidado da sua alma?

As estatísticas mostram que 90% da população mundial sofre de estresse e que esse estresse aumentou consideravelmente com a chegada da Pandemia do coronavírus em 2020.

O estresse saudável é fundamental para a sobrevivência de qualquer espécie. “É uma reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais. A reação ao estresse é uma atitude biológica necessária para a adaptação às situações novas.” Entretanto, quando de forma patológica, o estresse se torna um grande problema , especialmente quando ele se torna crônico, ou seja, constante na vida diária do paciente.

Como anda sua mente? Seu emocional?

E você deve se perguntar: como lidar com isso? Meu trabalho me suga, minha família depende de mim, minha vida financeira está instável. O que fazer?

Lembre-se: você não está sozinho! Conte conosco para ajudá-lo a viver melhor!

E há recursos simples para que você consiga diminuir o estresse diário. Vamos lá?

  1. Melhore sua alimentação. Diminua o café, o açúcar e aumente o consumo de frutas, legumes e verduras.
  2. Pratique atividade física. Com o exercício físico, naturalmente são produzidas substâncias relaxantes e analgésicas que proporcionam inclusive uma sensação de prazer, como as endorfinas.
  3. Faça atividades prazerosas. Se permita tirar um tempo, sem culpa, para que você possa fazer algo simples, mas que você goste muito, como ler, ver um filme, passear ao ar livre, pintar, cozinhar.
  4. Aprenda exercícios de relaxamento e controle da respiração.
  5. Procure ajuda psicológica.  Se o seu nível de estresse se encontra muito intenso a ponto de te incapacitar para suas tarefas diárias, procure ajuda o mais rápido!

Cuide de você! Cuide de sua mente! Cuide do seu emocional! Cuide de sua alma!

Por: Claudiana Amorim Ferraz – Sócia – administrativa da Alpha Psicologia

Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde

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