Alpha

Rua Timbiras, 2072, sala 610

Belo Horizonte- MG

Telefone

31 • 9 98391 9636

O sentido do Trabalho

“Apesar das desconfigurações que o papel do trabalho sofreu ao longo dos anos, nesse dia do trabalhador nos atentemos ao seu princípio e propósito real: saúde e bem estar.”

O trabalho é um dos processos fundamentais da sociedade, cerca de 1/3 de nossas vidas vamos passar no trabalho, é muito tempo não é mesmo? Mas o trabalho é muito importante para nossas vidas e para nossa saúde mental.

O trabalho é um elemento estruturante de nossa psiquê, nos posiciona no mundo e nos diz quem somos. É também, uma fonte de autorrealização e prazer, um processo de identificação que nos permite viver no trabalho, encontros com o nosso próprio eu.

Ao longo dos anos, a ideia de trabalho foi sendo desconfigurada, camuflando o seu propósito real, muitas vezes é visto em um ciclo vicioso – alienação – comprometendo seu sentido. Trabalhar para comprar comida, comprar comida para matar a fome, matar a fome para ficar forte, ficar forte para trabalhar.

Hoje queremos dizer que o objetivo do trabalho vai além de uma obrigação e do ganha pão, é também fonte de bem estar, de desenvolvimento, de realização e muitas vezes nos dá um sentido na vida.

Ao analisarmos a história da Reforma Psiquiátrica, percebemos que a aptidão para um trabalho vai além de identificar padrões de “normalidade”, mas sim, como forma de tratamento também. O “fazer/produzir”, promove a significação no trabalho para o sujeito, crucial para a sua subjetividade e o viver em sociedade.

Através do trabalho desenvolvemos potenciais e trazemos àluz nossos talentos, habilidades e o saber.

Com tudo isso, nos sentimos seguros, amparados por elementos físicos, mentais e emocionais que o trabalho é capaz de oferecer.

Favorece a sensação de pertencimento à um grupo, uma profissão, uma atividade, um vínculo e assim, ser representado por ele.

A sensação de ser útil, ter uma finalidade, um porquê e para quê, traz dignidade ao sujeito no mundo.

A Psicologia está atenta ao cuidado das pessoas, de suas emoções e condições psíquicas, dentro do ambiente em que elas passam a maior parte do tempo de suas vidas.

Apesar das desconfigurações que o papel do trabalho sofreu ao longo dos anos, nesse dia do trabalhador nos atentemos ao seu princípio e propósito real: saúde e bem estar.

1 de Maio, Dia do Trabalhador.

Por: Elaine Barbosa – Psicóloga

Especialista em Gestão de Pessoas

Especialista em Psicologia Organizacional e do trabalho e liderança estratégica

Compartilhar esta Postagem

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on google
Share on whatsapp
Share on email

Publicações recentes

Open chat